Eu, saude e sorrisos...


Mau hálito?

Uma amiga minha foi a uma loja fazer compras, mas desistiu e saiu rapidinho de lá por conta do mau hálito da vendedora. 

Paciente chega ao consultorio muito abalada e relata que esta com problemas de ordem afetiva com o marido, e não sabia como abordar o assunto, pois há tempos não conseguia  ter um relacionamento intimo devido ao mau hálito que ele apresentava.

Você já passou por algo semelhante? Conhece alguma história parecida?

Situação delicada, que coloca os envolvidos muitas vezes em uma posição  constrangedora.

Cabem algumas perguntas, alguns esclarecimentos que podem ajudar a compreender e lidar com o problema.

Halitose ou Foetor ex ore que é o termo em latim ou simplesmente mau hálito - Não é considerada em si uma doença, mas um sintoma que aponta para alguma coisa que não está normal.

Do ponto de vista psico-social é certo que o hálito fétido causa repulsa nas pessoas e as afasta do convívio natural, mantendo uma distancia física de segurança por assim dizer.

O assunto é difícil de ser discutido. Nas pessoas que são portadoras (a partir do momento que percebem), estabelece-se a esquiva social, e para as que convivem fica o medo e o desconforto para tocar no tema.

As causas são inúmeras podendo ter mais de 50 origens, e em 90% dos casos o foco está na boca. Não se pode, no entanto descartar outros motivos: sinusites, amigdalites, problemas digestivos específicos, pulmonares, diabetes e outras alterações hormonais por exemplo.

Deve ser feita uma avaliação minuciosa por um profissional cirurgião- dentista para verificar se existem condições de alteração na língua, amídalas ou dentes que favoreçam a retenção de resíduos alimentares que poderiam ser a causa principal do problema.

Quando existe o envolvimento direto dos dentes, a presença de cáries e/ou restaurações e próteses mal adaptadas devem ser investigadas.  Outra causa comum costuma ser a doença periodontal que, pelo sangramento presente nas gengivas ou pela bolsa periodontal cujas secreções em seu interior liberam os compostos sulfurosos voláteis principais envolvidos no processo do mal odor.

Outro motivo comum que merece destaque é a diminuição ou ausência do fluxo salivar (hiposalivação e xerostomia). A falta de saliva leva a putrefação das células epiteliais que, ao se decompor podem ocasionar um odor característico, desagradável principalmente pela manhã, que desaparece após a higienização oral matinal.

O uso continuo ou eventual de alguns medicamentos (antidepressivos, antibióticos, diuréticos, anti-histaminicos, anti-neoplásicos) assim como o tabaco e o álcool, podem levar a uma diminuição da quantidade de saliva dando como resultado o odor desagradável.

O que fazer?

- Enfrente o problema sem receio! Comente com seu dentista que poderá lhe orientar para a melhor solução.

- Faça uso preventivo do fio ou fita dental e uma escovação adequada que deve incluir a limpeza da língua.

(Leia mais em http://www.heliosampaiofilho.com.br/prevencao.html)

- Evite o uso indiscriminado de enxaguatórios bucais, gomas de mascar ou balas na tentativa de atenuar o odor. O resultado além de ineficaz é perigoso ao maquiar um problema maior. Os chicletes são úteis somente quando o fluxo de saliva está diminuído como estimulador das glândulas salivares.

- Se convive com alguém portador de mau hálito o recomendado é falar com franqueza e honestidade sem medo de ferir. A pessoa pode, num primeiro momento, ser pega de surpresa, mas com certeza irá lhe agradecer futuramente.

 

-  não sabe como enfrentar o problema?

- quer dar seu depoimento sobre uma experiência semelhante?

- precisa de mais dicas?

Entre em contato direto no site www.heliosampaiofilho.com.br ou agendamento@heliosampaiofilho.com.br

 Curiosidades: acesse http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u690862.shtml



Escrito por Helio Sampaio Filho - às 16h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  Dicas de passeios que valem a pena...
  Facebook
Votação
  Dê uma nota para meu blog